sábado, 30 de julho de 2016

Bruxaria e Wicca

Nota: Neste artigo a palavra “bruxaria” designa o conjunto de todos os tipos de magia, e a palavra “Bruxaria” designa apenas o culto da magia negra.

O confronto entre as palavras

http://www.wiccaciadasbruxas.com.br/images/slogan_box_2.jpgQuando a meio de uma conversa surge a palavra “Wicca” poucos conhecem o seu significado, ou até mesmo se ela existe. Mas, e se pronunciarmos a palavra “bruxaria”? Esta já todos ouviram falar a até têm uma definição formada sobre ela. E, quase todos, a associam ao culto de Satã, missas negras, sacrifícios humanos, maldições e tudo o que de maléfico possa existir.
Na realidade, esta definição está em parte correcta. Mas, então Wicca é o mesmo que bruxaria? O que têm ambas a ver uma com a outra?
Ora, bruxaria é o nome global que se dá às práticas e cultos religiosos que envolvam os chamados feitiços, bruxedos e poções. Respondendo à primeira questão, sim, a Wicca é bruxaria.
A questão fundamental, é que a Wicca está contida na bruxaria.


Magia Branca e Magia Negra

O que gera tanta confusão em relação a estas matérias é o facto de a bruxaria se dividir em dois ramos distintos: o da magia branca (é a bruxaria que se dedica às práticas que visam o bem sem prejudicar o outro, onde se inclui a Wicca) e o da magia negra (onde se inclui, então, o culto de Satã, as maldições e tudo o que visa influenciar de forma negativa o outro, comummente designada apenas por Bruxaria).
A diferença significativa entre a Wicca (magia branca) e a Bruxaria (magia negra) é a origem dos materiais utilizados nos rituais e a forma como são utilizados.
A Wicca venera a Natureza e segue os ciclos naturais da lua e do sol de forma a atrair coisas positivas. A Bruxaria, também venera a Natureza, mas com propósitos completamente diferentes. A sua prática tem como principal papel o castigo e a atracção de coisas negativas.



Impacto na Sociedade

Uma das razões pela qual a Wicca surge associada a Bruxaria é o facto de os praticantes de ambas as práticas serem igualmente denominados de bruxos. No entanto os praticantes que se dedicam ao culto Wicca podem ser também denominados de wiccanos ou wiccans.
Esta é a razão principal pela qual a sociedade não distingue a magia do bem e a magia do mal, porque são todos chamados de igual forma.
Ao contrário do que é aceite pela sociedade, o bruxo wiccano não mata pessoas nos seus rituais, não lança maldições, não adora Satã. É por esta razão que a maioria dos bruxos wiccanos vivem no anonimato e não se assumem socialmente como bruxos. Aqueles que o fazem são, na maior parte dos casos, alvo de exclusão social.
Estes, são indivíduos comuns, trabalham, têm filhos, casa, problemas familiares e financeiros tal como qualquer outra pessoa. Apenas vêm o mundo de outra forma: a forma que cultua a Natureza e que permite que o ser humano exista.