sexta-feira, 22 de julho de 2016

Nudez Ritual na Wicca

 
Sendo os Wiccanos neo-pagãos, estes praticam os seus rituais "vestidos de céu", ou seja, nus.
A nudez é a condição mais natural em que o corpo humano pode ficar, não querendo de todo representar o significado que a nudez tem atualmente.

Mais uma vez refiro a Igreja, pois foi ela a responsável pela criação de  muitos dos "comportamentos inaceitáveis"  ao longo dos tempos e que mais fez para criar sentimentos de culpa sobre a figura humana desnuda. Tais emoções distorcidas, não naturais, perduram até hoje.

A nudez ritual é usada pelo seu valor simbólico: a nudez mental, espiritual e física perante os deuses simboliza a sinceridade, confiança, pureza e fé.
Isto pode parecer estranho para muitos ocidentais, levados pelo puritanismo da tradição judaico-cristã... onde nudez é pecado e sexo é sujo!

A nudez ritual era prática de muitas religiões antigas, não é uma ideia nova. O que, se pensarmos bem, faz todo o seu sentido. Nascemos nus, só depois somos cobertos por roupas. Quererá isto então dizer que nascemos em pecado? Não me parece de todo que faça sentido, pelo menos para mim.
 
O entendimento do poder feminino e da natureza é a base da Wicca, esse poder está presente desde os primórdios da humanidade.
A nudez e o sexo são elementos divinos em várias culturas antigas.
Os Índios norte-americanos, polinésios, índios do Amazonas e muitos outros povos de várias culturas não utilizam vestes para fins religiosos e enxergam na prática sexual um elemento sagrado.

O corpo, em especial o das mulheres, é venerado e não como objecto de prazer e consumo, mas sim como portador de uma dádiva, a capacidade de conceber e gerar vida.
Cobrir o corpo é parte da ideia de reprimir o AMOR e sexo.