sábado, 23 de julho de 2016

Origem da Bruxaria Wicca




A Wicca é uma religião neo-pagã baseada na cultura e mitologia nórdica, comummente relacionada com o povo celta, e que venera duas divindades: a Deusa Mãe, símbolo da fertilidade, e o seu consorte, o Deus Cornífero.
Embora o nome Wicca, como religião, seja recente, o Paganismo que lhe deu origem era praticado já antes da era Cristã, no período Paleolítico.
A Wicca venera, acima de tudo, o sagrado feminino e a fertilidade, razão pela qual na maioria das vezes a Deusa ocupa o lugar central no culto wiccano.
Esta religião é também designada de Arte, Religião da Deusa ou mesmo Religião Antiga, sendo as mulheres Wiccanas chamadas de Sacerdotisas da Deusa ou Grande Mãe.
Há quem acredite que esta religião não vem directamente da religião ancestral, o Paganismo, e que a Wicca é apenas uma reconstrução moderna dessa antiga religião. Pode ser em parte verdade, a reconstrução moderna, já que esta está adaptada aos dias de hoje, mas os princípios originais são mantidos.

Margaret Murray


A ligação entre a Wicca e a religião ancestral, foi pela primeira vez estabelecida pela antropóloga Margaret Murray no início do Século XX.
Murray, conseguiu estabelecer esta ligação ao estudar os registos da inquisição nas Épocas Ardentes (1450-1792), descobrindo qual era o diabo das feiticeiras que eram condenadas à fogueira. O diabo que os inquisidores afirmavam ser a incorporação do mal era o Deus Cornífero da antiga religião. Nesta época aqueles que não praticavam o Cristianismo eram acusados de feitiçaria e punidos com pena de morte. Grande parte do preconceito existente em relação à Wicca deve-se ao Catolicismo Romano, por acreditar no diabo.
Margaret Murray foi autora dos livros “A Bruxa na Europa Ocidental” e “O Deus das Bruxas” que contam como foram eliminadas e julgadas as bruxas pelo Catolicismo.
Os seus textos não foram bem aceites na época, no entanto acabaram por ser a fonte de informação das tradições neo-pagãs.


Gerald Gardner

Quando a última lei que condenava aqueles que praticassem bruxaria foi revogada, em 1951, Gerald Gardner defendeu a posição de Murray declarando que esta era a religião dos antigos povos, que sempre tinha sido praticada e que sobrevivera às Épocas Ardentes sob o nome de Wicca.
Gardner foi responsável pela fundação de um Coven (grupo de praticantes de Wicca) e pela escrita de vários livros sobre Wicca onde relatava práticas e crenças.
Desde então o movimento neo-pagão tem vindo a aumentar, e aqueles que viviam nas sombras puderam finalmente assumir as suas crenças sem serem punidos pela inquisição.
Surge assim, novamente, este movimento religioso que busca celebrar a Natureza, o Deus e a Deusa tal como os nossos ancestrais o faziam, nascendo assim a Wicca que conhecemos hoje.