quarta-feira, 27 de julho de 2016

Wicca em Portugal

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpvZFdQZuaufYkxCYoewv7aAB01UzFSOVx2M_4MjOl4O24eJqPTV17KemchvqFAeKlJ5v6YhubeSgkVzDKSjdsUNBx6cdDpDko_sklQUitGJyvYJG9Lx3mU2Mmf1LvxXpQsdmpXDFej_ti/s1600/Vinum-Sabbati-coven.jpg
Infelizmente, em Portugal, ainda há muitos poucos praticantes de wicca, druidas ou pagãos em geral. Talvez por ser um país pequeno e situado na cauda da Europa. Ou então, existem mas vivem oprimidos, não deixando transparecer a sua escolha religiosa. Muitos nasceram no seio de famílias católicas. A afirmação de uma escolha religiosa diferente poderá ser vista como heresia ou mesmo obra do diabo. 

Apesar de a Igreja nos dias de hoje tentar passar a mensagem de que "somos todos irmãos", na verdade o comportamento da maioria dos católicos (há já alguns mais tolerantes) deixa transparecer uma mensagem de intolerância e repúdio às escolhas religiosas que não a católica.

 A religião Wicca, depois de se popularizar no norte da Europa e América do Norte, nos últimos anos vem ganhando grande número de adeptos em Portugal e nas demais partes do mundo. Contudo, parece-me a mim que a Wicca, ainda assim, é uma das tradições neo-pagãs com menos adeptos, quando comparada por exemplo com o Druidismo.

Pensa-se que esta se tenha popularizado mais na zona da Escócia devido à antiga religião celta, apesar da Wicca não ser a religião dos celtas mas sim com traços e origens na religião celta. Actualmente nessas regiões são celebrados vários festivais e celebrações que visam reconstituir os antigos rituais celtas adaptados ao paganismo atual.

Uma das mais conhecidas celebrações é o Beltane Fire Festival, realizado anualmente em Calton Hill, Edinburgo promovido pela Beltane Fire Society que também organiza outras celebrações pagãs.

beltane fire festival1 Beltane Fire Festival
Têm vindo a surgir algumas comunidades virtuais que se dedicam à Wicca em Portugal mas por enquanto ainda não se conhecem associações, círculos ou Covens em Portugal, aos quais praticantes possam ter fácil acesso.

https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/07/fa/1f/2c/pub-medieval-casa-do.jpgExiste em Portugal um pub conhecido por agregar as tradições pagãs, incluindo a Wicca. Trata-se do pub medieval "Casa do Fauno" em Sintra que também promove alguns eventos sobre o tema. Sabe-se que praticantes de tradições pagãs frequentam o local, contudo ainda de forma anónima.