terça-feira, 2 de agosto de 2016

A Verdadeira Origem do Halloween

Para os mais novatos nesta área é fácil pensar que o Halloween e o festival Wiccano Samhain são os mesmos por ocorrerem na mesma data. Contudo, isso não é realmente verdade, pois apesar de partilharem a data a sua origem e propósito são diferentes.
O Halloween é bastante mais recente, e está ligado a tradições cristãs embora seja uma adaptação da celebração pagã, enquanto o Samhain tem origens ancestrais e ligadas ao paganismo.


O Samhain é um antigo festival pagão celebrado desde as origens da Antiga Religião por volta do que hoje é o dia 31 de Outubro. Teve origem provavelmente onde hoje se situa a Grã-Bretanha, incluindo a Irlanda, e o norte de França, onde os Celtas viviam.
Para os celtas, essa era a noite em que o Verão terminava e começava o novo ano celta e também assinalava a última colheita do ano. Acreditava-se que nessa noite os espíritos daqueles que já tinham partido desciam à Terra para vir “visitar os parentes” porque a barreira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos era a mais ténue em todo o ano.
Em algumas lendas celtas, conta-se que os espíritos daqueles que morreram naquele ano voltariam à procura de um corpo onde pudessem encarnar, sendo a única chance de vida após a morte. Na esperança de não serem vistos, os celtas nessa noite apagavam todas as tochas deixando as casas frias, escuras e desagradáveis.
Por esta razão neste festival pagão são feitas oferendas como bolos e bebidas aos que já partiram.
O Halloween é uma tradição mais recente e que tem origem na Igreja Católica. O seu significado vem do inglês e significa “Noite de Todos os Santos” e hoje, o dia 1 de Novembro é conhecido como “Dia de Todos os Santos” e é o dia em que os familiares visitam no cemitério aqueles que já partiram.
A sua expressão iniciou-se na América por volta de 1840, quando emigrantes irlandeses fugiram do seu país por causa do período de fome que este atravessava. Foi com eles que foi a tradição do Samhain, que os americanos adoptaram como Halloween ficando conhecida como Noite das Bruxas. O termo “bruxas” foi adoptado porque sendo o festival celta, quem o praticava eram os bruxos. E já nessa época havia o preconceito com a magia e com a veneração dos mortos.

Portanto, o Halloween não é Samhain e muito menos celta! Teve inspiração no festival celta, mas o grande impulsionador dessa comemoração foi a Igreja Católica e por isso Halloween não tem nada a ver com a Wicca.