terça-feira, 30 de agosto de 2016

Construção de Stonehenge



http://www.curaeascensao.com.br/curiosidades_arquivos/img/wwb_img150.jpg
Apesar das datas de construção deste imponente monumento representarem um período de tempo vasto, a maioria dos cientistas afirma que o seu período de construção decorreu entre 2800 a.C. e 1100 a.C. em três fases distintas

1ª Fase (no final do neolítico (2.400 a. C.): Stonehenge era constituído por uma formação circular em torno da qual se dispunham 56 fossas (“Buracos de Aubrey”), formando um anel (“Morro Circular”) conhecido como círculo externo de Stonehenge, e as quatro "pedras de estação" que se supõe terem sido utilizadas como um Observatório Astronómico.
 http://www.ancient-wisdom.com/Images/countries/English%20pics/stonehengemapa.jpg
2ª Fase: Por volta de 2.500 a.C., um povo vindo possivelmente da Holanda e do Reno chega à Salisbury. Conhecidos como povo Beaker, iniciam a segunda fase de Stonehenge, chamada de "Conjunto Aubrey". O conjunto é composto da Avenue (=Avenida), 2 bancos de cal afastados 14 m entre si, um crescente de pedras azuis e uma entrada de pedras azuis a nordeste alinhada, as chamadas blues stones, com um grande vão oposto a sudoeste.
http://www.wondermondo.com/Images/Europe/UK/Wiltshire/St2.jpg
3ª Fase: Em 1.800 a.C., já na Idade do Bronze, Stonehenge, na sua terceira fase, adquire as características pelas quais é conhecido nos dias de hoje. Essa fase começa com a destruição do círculo de pedras azuis e a construção de um anel de pedras sarcenas com cerca de 4,25m e 25t de peso encimadas por lintéis. Uma formação em formato de ferradura no interior do círculo sarceno composta por 5 trílitos com aproximadamente 7,30m, duas enormes pedras de um portão a meia distância entre o círculo sarceno e Heel Stone, uma ferradura de pedras azuis no interior da ferradura trílita e finalmente um círculo de pedras azuis entre o círculo sarceno e a ferradura trílita, completam o conjunto.
http://www.ancient-wisdom.com/Images/countries/English%20pics/stonehengemap3.jpg

O objectivo da sua construção permanece, ainda, um enigma. Muitas são as hipóteses levantadas, que falam na sua utilização como observatório astronómico, uma vez que o nascer do sol no Solstício de Verão incide directamente na sua Pedra do Sol, conhecida como Heelstone, e na pedra central. Outros afirmam que o seu objectivo é recriar a perfeita união dos dois pólos da natureza e o seu aspecto feminino e masculino. Mas deverá ter sido ainda mais complexo do que isso. Mais recentemente surgiu a hipótese de Stonehenge estar inserido num complexo funerário, hipótese esta cada vez mais comprovada pelas sucessivas escavações no local e pelas estruturas funerárias encontradas nas redondezas.

http://www.crystalinks.com/stonehenge1011.jpg
Acredita-se que as pedras utilizadas na sua construção, as blue stones, foram trazidas dos Montes Preseli, no País de Gales, por transporte humano ou pela glaciação. É de referir que estes Montes se localizam a mais de 400km de Stonehenge.

http://cdn3.kidsdiscover.com/wp-content/uploads/2012/02/Steps.png
A Antiga Ordem dos Druidas (Ancient Order of Druids) adoptou Stonehenge como local de encontro dos seus membros a partir de 1905. O local foi sendo sucessivamente utilizado por vários grupos druídicos e neopagãos. Ainda hoje é este o local de reunião eleito pelas muitas centenas de seguidores do druidismo, sendo aqui que a Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas (OBOD) comemora a cerimónia druídica de Alban Heffin, todos os anos, cerca de uma semana antes do Solstício de Verão propriamente dito.

Adaptado de “Mandrágora – O Almanaque Pagão 2011”, 1ª edição, 2010, Sintra – Portugal, Ed. Zéfiro