segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Expressões Religiosas

Para muitos religião pode ser um tema bastante bem definido, sendo quase sinónimo da religião que seguem. Mas para outros pode ser um tema tão vago que pode até mesmo confundir.

Este artigo pretende esquematizar precisamente este tema: as Expressões Religiosas que existem, onde se inserem e em que é que se relacionam umas com as outras.

Para começar, importa referir que as religiões ou expressões religiosas se dividem em 2 grandes grupos: O Teísmo e o Não Teísmo.



O Teísmo diz respeito ao conjunto de religiões que têm em comum a veneração ou adoração de deuses, ou seja, que crêem numa entidade superior.

Já o Não Teísmo diz respeito exatamente a contrário. Um conjunto de religiões que não crêem na existência de um ser superior. No fundo este conjunto de religiões assenta numa filosofia de vida que venera e crê naquilo que está à sua volta.

Dentro do Teísmo, podemos outros 2 grandes grupos de religiões: as Politeístas e as Monoteístas.

Como as próprias palavras dão a entender, o politeísmo assenta na adoração de vários deuses ou entidades superiores, enquanto o monoteísmo crê apenas na existência de um único ser supremo.

Dada esta breve descrição, e focando apenas no grupo do Teísmo, podemos ver as principais religiões dentro dos vários subgrupos do mono e politeísmo no esquema abaixo.




Desta forma podemos ver onde a Wicca se insere enquanto expressão religiosa. Apesar de se encontrar no mesmo grupo que outras religiões, como o Satanismo, as práticas, crenças e filosofias diferem bastante entre elas. Dentro de cada grupo religioso  existem pontos de origem comuns, mas o que difere cada expressão religiosa é a sua evolução, crença, prática e filosofia de vida.