sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Livro das Sombras

http://vignette3.wikia.nocookie.net/charmed/images/3/31/Bookofshadows_2.jpg/revision/latest?cb=20110418003109
A primeira vez que eu ouvi esta expressão fiquei de pé atrás. Aos ouvidos ou olhos de quem não conhece bem a wicca, a expressão "Livro das Sombras", em inglês "Book of Shadows" remete-nos para algo negro, oculto e a não desvendar.

Quando descobri realmente o que era não pude deixar de ver como estava totalmente errada e pude ver o que a conotação errada que uma expressão tão natural pode ter.

https://i.ytimg.com/vi/AqWIIkdWuR4/maxresdefault.jpg
Livro das Sombras é o livro do bruxo/bruxa. Chama-se dessa forma por nele estar contida toda a informação acerca da prática do bruxo/bruxa no que respeita a magias, feitiços, encantamentos, ervas e instrumentos mágicos. No fundo nele estão contidas "as sombras do pensamento e filosofia do bruxo/bruxa".

É um livro que pode e deve conter tudo o que o seu autor desejar.
Pode ser impresso ou melhor ainda, escrito à mão. Ao escrever à mão está a firmar a sua energia nas palavras que escreve no livro.
http://img08.deviantart.net/e2b9/i/2014/119/f/d/book_of_shadows_20_page_8_by_sandgroan-d7ght6l.jpg
Pode conter desenhos, esquemas, textos, ervas ou até alguns adornos ou adereços. O Livro das Sombras é pessoal! Desengane-se quem acha que pode comprar um livro das sombras (ja com toda a informação lá dentro!) e usar-se dele como seu.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4mNgFmUgSNy-72cQkSMWMMRqugYfij-QRzDXBrtQ-K7MxlWyDfEky2RAwLsN085sgyAb4DJpCrU3u2GDeOEDwcxztZ4zE9PDe1QjX77nXHsDmqJlqlumqJgD96doIzJ9-pK-bVQafeA/s1600/book-of-shadows-2.jpg
Existem diversas forma de fazer o livro das sombras. Antes de mais, deve escolher um livro ou caderno apropriado. Pode ter em conta o tipo de folha, papel usado, decoração, cor das folhas, tipo de capa, etc... Afinal de contas vai ser o seu livro. Depois pode personalizá-lo como mais lhe convier. E por fim é só escrever. Todas as notas que desejar sobre o que desejar sobre a sua prática de magia. É no fundo como se fosse o seu livro de apontamentos.

Esmere-se e coloque todo o seu carinho e esforço naquele que vai ser o seu livro.